Manoel Higino Santos Fº: Economista, Marketing, Vendas, Gestão Estratégica, Processos COP.

O “Santos” de Santos & Grossi é o Economista Manoel Higino dos Santos Filho. Mineiro de BH e formado pela PUC-Minas, teve rica participação em muitos Setores de atividades, e diferentes funções, tanto como Executivo quanto Consultor. Passando por áreas tais como Saúde (Unimed, Hospital Semper, Operadoras), Educação, (foi professor de Inglês, graduação no ensino superior e em Marketing em Pós-Graduações, como na FGV). Teve ainda a chance em trabalhar em Planejamento Público, uma função típica de Economistas, passando pela Fundação João Pinheiro por alguns anos. Foi momento de amadurecimento, tendo atuado em projetos na Agricultura, Obras Públicas e Planejamento. Sua carreira em Marketing teve início na Shell Petróleo, o que o levou a se interessar, também, pelos mecanismos de Vendas das empresas. Por anos e anos foi Jornalista especializado em Automóveis, ocupando titularidade com colunas diárias nos jornais da época. Esta curiosidade e interesse consolidou-se mais tarde, nos anos em que trabalhou na Fiat Auto S/A, em sua Área Comercial, ao ponto de se tornar multifuncional na Cia, desde assessoria à Diretoria Comercial, até ao preparo de Equipes em todo o Brasil. Mas não parou por aí. Depois de algum tempo recebeu convite para assumir concessionária Fiat em Joinville, SC, uma experiência de enorme sucesso. Este case o levou à Gerência da Busscar Ônibus, uma das maiores indústrias do setor no mundo. Como Gerente de Marketing e do pioneiro Escritório de Projetos. Não seria exagero afirmar-se que, sob muitos aspectos, mudou a face da empresa naqueles dias. Esteve assessorando ao Presidente Haroldo Nielssen até a morte deste, em trágico acidente aéreo. Gte de mercados, Pós-Vendas, Vendas, muitos cases de Gestão por Processos, com tanta bagagem, assumiu concessionária Peugeot em Ipatinga, depois de passagens pela Citroën em BH, tendo sido premiado por desempenho em Mkt regional. Convidado para retornar à Fiat S/A, retornou à Cia, mas desta feita como Consultor do ISVOR, uma das empresas do Grupo. Foram anos pela Rede novamente, desta feita para aspectos de Gestão e implantação de sistemas de Processos C.O.P. Manoel Higino ainda trabalhou junto à Rede Hyundai. Talvez esteja neste leque de experiências, com capacidade intrínseca de unir teoria e prática que torne o profissional um Consultor. Visão ampla, capacidade de aglutinar pessoas, fina percepção para diagnósticos e ações concretas que transforma a realidade.

Formado em Administração e pós-graduado, tem sua vida profissional pautada em serviços prestados a pequenas, médias e grandes empresas nacionais e multinacionais, tendo iniciado sua carreira profissional como assessor do depto. de transportes da Cia Sid. Belgo Mineira (Acelor Mittal) e do depto. de exportação em BH. Após anos de trabalhos foi convidado para assumir a chefia da área financeira da empresa em Salvador – BA, lá permanecendo por 18 meses até sua transferência para Recife na Chefia do Escritório Regional de Vendas para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Foram anos de intenso aprendizado. A família cresceu e diante da necessidade retorna a BH e assume a Gerencia Comercial do Cimento Cauê no Rio de Janeiro. Após um ano retorna a BH e assume a Supervisão de Vendas da Vulcan Material Plástico, maior empresa de transformação de PVC da América do Sul, naquela época. Passados oito anos e diversificando sua experiência profissional ingressa na área de treinamento comercial da Volkswagem do Brasil, para todo o território nacional. Assume a Gerência de Vendas da Centralcar (revenda Fiat em BH-grupo Localiza), permanecendo por dois anos quando é convidado pela Fiat Automóveis, Regional BH, para fazer parte de sua equipe de desenvolvimento e treinamento comercial (veículos, peças, assistência técnica) em todo território nacional. A empresa cresce no mercado nacional e é criado o Isvor Fiat empresa do grupo para coordenar todo trabalho de gestão, formação, treinamento, pós-venda das empresas Fiat no Brasil. Como consultor criou a Linha Direta Consultoria e Treinamento Ltda. Como sócio gerente, suas atividades são diversificadas e diversos trabalhos realizados como instrutor do Clube Diretores Lojistas de MG, Gerência Comercial da 90 ti, Gte de Vendas da Firma it sistemas, Gte de Vendas da Multi Elevadores, Gerência Comercial da Marprint Equipamentos Gráficos. Todos trabalhos executados com focos em Gestão, formação, treinamento, prospecção de novos mercados, atendimento e pós-venda, visando sempre melhoria de resultados no mercado alvo.

José Flávio C. Grossi: Administrador de Empresas, Vendas, Especialista Sênior.

DE MINAS GERAIS PARA O MUNDO

Minas e os aqui nascidos sempre foram respeitados pela sua capacidade de ouvir, de criar alternativas, de agir com mineira dignidade e diplomacia. Talvez por isto tenham tido portas abertas por onde passaram, o que os enche de orgulho, sóbrio, é verdade, mas de real felicidade pelo trabalho que realizaram. Esta amizade permitiu proximidade, respeito e complementariedade de estilos, porque nem sempre as opiniões deles são exatamente as mesmas sobre problemas e as soluções cabíveis.